terça-feira, 29 de março de 2011

CIDADANIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


“Todo mundo pensa em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta? (pergunta vencedora em um congresso sobre vida sustentável)

      Infelizmente os problemas do mundo não se resumem em impactos ambientais, atualmente enfrentamos também grandes obstáculos como o individualismo e a supervalorização do “ter”, e o “ser” é deixado de lado, assim como o respeito, a justiça, o diálogo e a solidariedade, questões essas essenciais para a convivência social.
      Se antigamente não se importava com tudo isso na educação infantil, hoje é muito discutida nos planejamentos pelas instituições a fora, pois discutir desde cedo com as crianças sobre o ato de exercer a cidadania, no sentido de conhecer seus direitos e deveres e também como se deve viver em sociedade, levando em consideração as dificuldades nela encontrada, é contribuir para a formação da autonomia e criticidade de nossos pequenos.
      É necessário que haja regras e limites, não só na escola, mas em casa também, para que todos sejam respeitados e saibam respeitar o espaço do outro, contribuindo para a sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas habilidades. Assim, as crianças receberão orientações necessárias para que elas reconheçam seu papel dentro de uma sociedade, para que no futuro hajam e contribuam positivamente como cidadãos responsáveis, conscientes e críticos.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.” PV. 22.6

“O ser humano cresce em um ambiente social e a interação com outras pessoas é fundamental para o seu desenvolvimento.” Vigotsky




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